Ex-Aluno apresenta dissertação de tese de mestrado, com distinção!

No passado dia 4 de outubro, ocorreu a apresentação de uma dissertação de mestrado em Biotecnologia para as Ciências da Saúde, na Universidade de Trás-os -Montes e Alto Douro, por um ex-aluno deste agrupamento, o Patrick Ferreira.
Estiveram presente a convite do Patrick, alguns dos seus antigos professores.
No final, e com grande orgulho de todos, a tese foi aprovada com distinção e nota elevada!

TEMA: “Avaliação da Metagenómica do Hidrogenoma de Águas Minerais Naturais (região norte de Portugal) e Águas Termais (Região da Galiza, Espanha)
Mestrando: Patrick Plácido Pascoal Ferreira
Orientador: Prof. Doutor Gilberto Igrejas Coorientadora: Profª. María Luísa Rúa

Algumas Fotos:

IMG 4734
Aperture: 2.2Camera: iPhone 5sIso: 50
« 1 de 4 »

A TESE EM RESUMO:
“Nos últimos anos, as águas termais e as águas minerais naturais têm vindo a ganhar especial atenção por parte da comunidade científica, nomeadamente, na prevenção e no tratamento de algumas doenças, mas também devido aos organismos microbianos que existem nestes habitats. Os microrganismos constituem uma fonte para a obtenção de novos compostos, tanto para a medicina como para a biotecnologia.
As técnicas utilizadas neste trabalho, assim como os resultados obtidos, podem num futuro próximo, permitir um melhor entendimento sobre a composição das comunidades microbianas e de que forma esses microrganismos interferem na constituição físico-química das águas termais e minerais naturais, muitas vezes associada a propriedades medicinais. Futuramente, o hidrogenoma poderá vir a ser utilizado como uma ferramenta auxiliar na prática de hidrologia médica.

Este trabalho de dissertação de Mestrado em Biotecnologia para as Ciências da Saúde foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Química Analítica e Alimentar, com o grupo de Sistemas Informáticos de Nueva Generación da Universidade de Vigo e com a Unidade de Genómica Funcional e Proteómica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.”

Patrick Plácido Pascoal Ferreira

 

Comentários estão fechados.